papas de quinoa

Esta primavera que teima em não aparecer e este tempo frio que não nos quer deixar, obrigam-me a manter os meus pequenos almoços quentinhos. As clássicas papas de aveia, que em breve coloco aqui, são facílimas de preparar e já fazem parte do top 5 dos meus pequenos-almoços, principalmente quando sei que me esperam manhãs longas ou quando vou treinar de manhã. Para além ser uma óptima fonte de fibras solúveis e insolúveis, ajudando à digestão e ao trânsito intestinal, a aveia prolonga a sensação de saciedade.
No entanto, desta vez decidi trocar a aveia por um pseudo-cereal: a quinoa! A quinoa é rica em proteínas e ajuda ao fortalecimento muscular, importante para quem pratica exercício físico regular, com desgaste muscular. Não contém gluten e é, tal como a aveia, rica em fibras.
Confesso que raramente cozinho quinoa pela dificuldade (ou falta de jeito) em cozinhar este grão. Mas esta foi uma experiência que acabou por correr muito bem! Prometo tentar mais receitas com este "super-alimento" que não me desiludiu nem um bocadinho!

Ingredientes:
  • 3/4 chávena de quinoa
  • 1 e 1/2 chávena de leite de amêndoa (ou outro)
  • 1 chávena de água
  • casca de limão
  • 1 c açúcar mascavado
  • 1/2 maçã ralada
  • canela q.b.
  • 1/3 de aveia instantânea
Preparação:
Coloquei tudo em lume brando até cozinhar. É importante ir mexendo e adicionando leite (ou água) de forma a obter a textura desejada. (Eu, pessoalmente, gosto das minhas papas pouco líquidas mas não demasiado sólidas.) Este processo demorou algum tempo, uma vez que os grãos de quinoa demoram a cozer. 

Esta receita rendeu-me duas papas de aveia. Reservei no frigorifico e ao aquecer juntei um pouco de água para não ficarem muito sólidas.

A primeira versão levou apenas um quadradinho de chocolate quente por cima:

A segunda versão levou framboesas e côco:


Qualquer uma delas estava deliciosa! O topping é completamente à vossa escolha. Podem adicionar fruta, chocolate, manteiga de amendoim.. Enfim, as hipóteses são infindáveis! Espero que gostem!
Boas receitas!
M

Sem comentários:

Enviar um comentário